quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Quercus suber

Caros Eno-amigos, bom dia. Todos vocês sabem que a cortiça é retirada do sobreiro e este é seu nome cientifico ( Quercus suber ) arvore de regiões mediterranicas. E que tem seu crescimento de forma lenda chegando e levar 45 anos para produzir a primeira cortiça com espessura suficiente para fazer a rolha, mas por volta do 25º anos ja se pode fazer a primeira extração e depois a cada 9 anos.
Portugal ocupa o primeiro lugar entre os prodotures de cortiça. com cerca de 670.000 ha de sobreiros, e mais produz 31% de sobreiro do mundo, mais que Espanha, Argelia e Marrrocos. Portugal tambem é o primeiro na prodoção da cortiça chegando a 51% de toda a cortiça mundial e mais a melhor reputação de fabrico de rolhas pertence a Portugal. E isso lhe gera uma renda em torno de 500 milhões de Euros por ano, é mole...

Amigos fico por aqui e mais tarde irei posta a entrevista que fiz com o Gerente e Administrador do Brasserie Europa, Mais uma diga para se almoçar ou curtir um belo fim de tarde no centro do Rj.

Errata

Senhores o nome certo do Restaurante é Brasserie Europa e não o que postei anteriomente, beijos e muitos vinhos.

Hoje falo do Rest. Recanto Carioca.





Este é o Maitre Assis, profissional que dispensa comentários.



Olá, amigos da Eno-Gastronomia, hoje vou falar um pouco deste Restaurante que fica em pleno coração do Rio de Janeiro. O Carioca Bar e Restaurante que existe a 25 anos, sua cozinha é muito eclética onde vc encontra do Galeto com fritas e arroz a la grega ao pratos mais nobre como um bom Filet de Avestruz grelhado, guarnecido com Risoto de Pera ao Gorgonzola. E sabe mais. A Carta de Vinhos, que saber? Vou contar! além de bons rótulos foi a melhor relação qualidade x preço que já vir. Não posso deixar de falar do Maitre Assis, um profissional que administra com mestria seu salão e é de uma gentileza incomparável.
Endereço do Carioca Bar e Restaurante:
Rua São José nº 56 - Centro do RJ
Tel: 2533-4289
Aos amigos do vinho por favor solicite a Carta e tire suas conclusões...
Senhores amanhã irei falar da Brasere Europa, outra bela casa no Centro do RJ. Que sobre a batuta do senhor Alvarenga, todo corre as mil maravilhas.

sábado, 27 de outubro de 2007

Chateau Petrus





Vocês sabiam que o Chateau Pétrus teve sua primeira medalha de ouro ganha, na Exposição Universal de Paris no ano de 1878.

As safras de 1975, 1982, 1989 e 1990, podem permanecer guardados por no mínimo 40 anos. Digo a vocês que tenho uma paixão incontrolável pela arte do Francês elaborar os seus vinhos.

Senhores amanha postarei digas de alguns restaurantes no centro do RJ, onde existe uma boa carta de vinho com boa relação qualidade x preço e claro uma boa postura profissional.

Degustação Chateau Petrus

É meu amigos do mundo do vinho, no dia 11 de setembro tive o prazer de fazer parte de um grupo selecto de pessoas onde foram apresentado de forma brilhante os vinhos do Chateau Petrus das safras de 1979, 1981, 1994 e 1997. Celio Alzer foi quem conduziu esta degustação e como sempre impecável em sua palavras. O vinho da noite foi o da safra 1981, que mostrou todo o Glamour dos vinhos de guarda da França. este com seus 26 anos de vida e que poderia ficar ainda por mais uns 5 anos guardado em adega climatizada. Fiz a decantação desde vinho 3 ( três ) horas andes e não tinha um vestígio de borra, bem. Descrevo agora suas características por mim avaliado. Cor vermelho rubi granado e pela transparência, no nariz todo o complexo de um grande vinho, bouquet de frutos vermelhos maduros em compota, toque de especiarias como trufas, pimenta, café, baunilha. Muito persistente e com seus taninos redondo deixando uma explosão de sabores na boca. Deixo vocês agora para tirarem suas conclusões.

CORREÇÃO

Nota de correcção ao nome do vinho:

O vinho apresentado pela Importadora Hannover foi, SERRERA e não SERRARA, as vezes sair uma letra que não queremos rsrsrsrs.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Os vinhos da degustação


A ordem de serviço foi feita por mim, e foi servido da seguinte forma
1º vinho Le Pcado o7
2º vinho Serrara Bonarda o7
3º vinho Serrara Syrah 07
4º vinho Serrara Malbec 07
5º vinho Serrara Gra Guarda 07.

Degustação da Importadora Hannover


Bem, pessoal estou Eu aqui mais uma vez para falar dessa degustação maravilhosa que foi apresentada pela Importadora Hannover na sede da ABS-RJ. Os vinhos foram da Bodegas Serrara onde o Enologo foi muito feliz na elaboração dos seus vinhos, bem vamos ao primeiro vinho.
Le Pecado - Um assemblagem de Cabernet Sauvignon e Malbec de safra 07, no visual um vinho de cor ruby claro e de uma transparencia muito boa. Em seu nariz destaque para os frutos fresco vermelhos e um toque de vegetal muito agradavel bem e foi no palato que esse vinho me chamou a atenção pois tinha um certo fresco que me lembrou um hortelã fresco, bem para um 2007 o vinho esta pronto e com grande harmonia em sua conjunto final.
Serrara Bonarda - 100% Bonarda e tambem de safra 2007, este vinho estará pronto digo Eu, mais lembrando que não sou o dono da verdade, daqui mais uns tres anos. Vamos ao vinho: cor ruby intenso com toque violaceo, no nariz muito complexo com a madeira aparecendo de forma muito delicada tando um certo charme ao mesmo, e na boca um vinho se mostra muito bem com destaque aos seus taninos macios e aveludados deixando na boca um sabor maravilhoso de geleias frescas de frutas vermelhas, um grande vinho so muito jovem ainda.
Serrara Syrah - 100% Syrah ano 2005 com vermelho intenso tipico deta casta seus aromas me levaram de volta ao meus tempos de amante do chocolate negro, no nariz um vinho de caracteristicas forte lembrando as especiarias como pimenta do reino, alcaçus, fumo de rolo, café. Na boca sua harmonia era perfeita, taninos macios e prontos deixando a boca limpa e detalhe espero por mais um cole rsrsrsrs.
Serrara Malbec - este de safra 2006, sua cor intensa e marcante destaque para os aromas deste vinho que lembra frutos maduros como ameixa preta em compota, caramelo, baunilha e na boca apresenta um certo toque de canela e funghi, muito macio e de boa persistencia no fim de boca.
Serrara Gran Guarda - o vinho da noite pra mim, cor vermelho ruby granada, seu nariz aromas marcantes de ameixas pretas, baunilha, fumo e um grande fresco que lembrava menta. Na boca seus taninos macios deixavam a sensação aveludada na boca e de grande persistencia.
Meus agradecimentos ao Enologo Hernán Cortegoso pela sua brilhante apresentação e aos Importadores que nos brindaram com esses caldos magnificos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007


Oi, sou Sommelier e espero poder compartilhar meus conhecimentos com todos aqueles que por ventura venham a gostar da arte do vinho e da gastronomia, vou procurar usar sempre uma linguagem simples e direta para falar de uma bebida que a mais de 7000 mil anos esta entre nós. E tambem da dicas de restaurantes aqui no RJ e em todo o Brasil, claro por ande já tive o prazer de esta.