sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Brasserie Europa

Todo grande empreendedor procura para suas empresas jovem de talento e isso este restaurante tem. Sobre a batuta de um jovem Gerente este restaurante que fica localizado entre os grandes movimentos financeiro do Rj, só pra se ter uma ideia de sua Clientela por lá almoçam os Presidentes da Petrobrás, BNDES, BB, CEF e Diretores de grandes empresas. A proposta da casa é fazer com que seus Clientes tenham um lugar descontraído na hora do seu almoço. O Chefe Kadal que a cada semana cria um novo menu e ainda oferece sugestões fora do cardápio como Camarões VG e lagostas a moda do Chefe é um profissional de grande conhecimentos e isso Eu assino em baixo pois trabalhei com ele na minha passagem pelo Bistrôt Senac onde fui Maitre Executivo e Sommelier desta maravilhosa casa. Na Brasserie Europa voçê pode esta fechando seus Eventos como: Café da Manhã, Almoços e jantares de empresas, Jantares Harmonizados e Happy Hour, fico por aqui e aos amigos do vinho as terças-feiras tem o Club do vinho onde toda a carta terá 20% de desconto isso é bom D+. Uma forte Eno-abraço a todos e não deixe de fazer comentários no Blog, ok.





aqui mostro mais uma vez o Gerente e a seu lado direito o Maitre Elias ao qual devo meus conhecimentos na área de A&B, obrigado Elias por ter tido paciência em me ensinar a arte de servir e claro não posso deixar de falar do Sommelier da casa o Nobre Marcinho profissional de grande dedicação e que tem uma postura que não deixa nada a dever aos outros que conheço.

Alvarenga e sua Jovem Equipe de Salão, esses rapazes trabalham de forma uniforme fazendo com que o Cliente se sinta muito bem confortável no restaurante

As garrafas

Olá, Eno-amigos. Hoje falo da evolução das garrafas !
A garrafa pra mim desempenha um papel de grande importancia no envelhecimento do vinho. No passado as garrafas eram apenas uma maneira de decorar os ambientes dos mais nobres tendo em vista que seus preços eram bem altos e as mesmas eram fragil. Os paises de maior produção de vidro eram a França, Inglaterra e Holanda. Já nos meados do seculo XVIII, as garrafas passaram a ser frabicada de forma cilindrica que se conhece ate os anos de hoje, desta forma os vinhos passaram a ser guardado na posição deitada, o que torna o envelhecimento melhor alem de manter o vinho em contato com a rolha.
Na Borgonha e no Rhône, as garrafas tem a mesma forma. Elas são alongadas e de cor verde e nelas são servidos tanto os tintos como os brancos.

Bordeaux, a garrafa é reta de gargalo alto, para oa tintos sua cor é verde e para os brancos sua cor é branca

No Reno, a garrafa tem formato de "flauta" alta e sua cor é marron.

Na Alsácia, a do tipo "flauta" alta sendo que sua cor e verde.

Vamos aos diferentes tamanhos das garrafas:

Champagne

Pinta 400 ml
Magnum 1,5 l 2 grfs
Jéroboam 3 l 4 grfs
Rénoboam 4,5 l 6 grfs
Mathusalem 6 l 8 grfs
Salmanazar 9 l 12 grfs
Balthazar 12 l 16 grfs
Nabuchodosonor 15 l 20 grfs

Bordeaux

Magnum 1,5 l 2 grfs
Marie-Jeanne 2,5 l 3 grfs
Double Magnum 3 l 4 grfs
Jéroboam 4,5 l 6 grfs
Impérial 6 l 8 grfs

Porto

Magnum 1,5 l 2 grfs
Tappit Hen 2,25 l 3 grfs
Jéroboam 3 l 4 grfs

Como tinha falado anteriomente, que tal vocês conhecerem o Restaurante Brasserie Europa, que está situado no inicio da rua Senador Dantas com a Av: Chile