quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Carpaccio: da Italia (Veneza) para o mundo

Tudo começou em 1950. O local? A bela Veneza. O Carpaccio surgiu em meio às gôndolas românticas e aos canais da cidades italianas. Veneza é um convite aos amantes da alta gastronomia e por falar nisso nada como o antológico Herry's Bar, que ficou conhecido no mundo inteiro por seu carpaccio! A especialidade foi inventada pelo restaurater Giuseppe Cipriani que era proprietário do Bar.
Conta a historia que uma Condessa chamada Amália Nani Mocenigo, proibida pelo seu medico de comer carne cozida. Assim sendo, Giuseppe Cipriani improvisou uma receita com carne crua, temperada com gema, limão, azeite de oliva, mostarda, molho inglês e pimenta moida e assim batizou seu novo prato de carpaccio, especialmente criado para saciar o capricho da Condessa.
O nome foi dado para homenagear o pintor renascentista Vittore Scarpazza, mais conhecido como Carpaccio.
Grande abraço e mil vinhos.

Olivier Bebidas sua loja na CADEG






Este é o Brasão da Família Oliveira
e ao lado a marca criada por eles no mais novo espaço enogastronomico do Rio de Janeiro, quem já não foi ou simplesmente já não ouviu falar da CADEG pois bem, gostaria de recomendar esta loja que é administrada por um casal jovem e sobre suas batutas uma Equipe muito bem treinada e que estão sempre buscando a perfeição para melhor atender-los. Conversando com um dos Proprietarios da "Olivier Bebidas" fiquei sabendo que ela hoje é uma das mais nova a formar-se no Curso Profissionalizande de Sommelier ministrado pela ABS-RJ o que deixa esta loja mais qualificada para receber os Enofilos, Sommeliers e todos que amam não só o vinho mais a Arte, a Cultura e a Vida, pois bem, a vida é que deve ser celebrada sempre e sempre com o bom vinho e claro ao lado de uma boa companhia. Parabéns "Roberto e Luciana" e a toda sua Equipe de venda.
Pelo que vir em vocês gostaria de deixar essa frase de um autor desconhecido, ele fala assim:
"Aquilo que sabes e guardas pra ti, acabas perdendo um dia, mas o que passas adiante, com certeza ficará para sempre na vida das pessoas"
Roberto e Luciana, o pouco que vocês já me ensinaram com certeza já ficará marcado em minha vida.










segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Este é o tradicional pão italiano, presença constante na mesa de brasileiros e de descendentes de italianos, ele é feito com farinha de trigo especial e assado em forno a lenha o melhor de tudo não leva nenhum aditivo quimico em sua fermentação.




O Ciabatta é um pão que, pela forma, leveza e fofura, lembra uma pantufa, um chinelo, por isso o nome ( em italiano Ciabatta). Segundo historias este pão foi inventado por acaso pois o padeiro errou na dossagem da água e para não peder a massa assou os pãezinhos assim mesmo e em pouco tempo o fofo " chinelo" passou a competir com as baquetes francesas.


Facaccia é uma forma antiga de pão achatada que é untada antes de assar. Podemos comprar nas padarias cortadas em pedaços quadrados, são boas para fazer sanduiches em especial o que leva queijo brie com parma e rucula.
Grissinis, palitos deliciosos e principalmente quando feito a mão. São esticados um a um e produzidos com uma farinha especial e o extra virgem mais puro que se possa encontrar. Os Grissinis ainda podem ser feitos com varias coberturas e servidos quentes ou frios acompanhando todos os tipos de bebidas.

domingo, 21 de novembro de 2010

Pães

O pão é um dos mais antigos alimentos da nossa historia, estando presente em diversas culturas como a egípcia, a romana, a grega, enfim, um alimento que vem servindo a mesa de muitos povos desde muitos.

No Brasil, o hábito de comer pão chegou juntamente com os europeus que migraram pra cá. Antes disso, era comum comer-se no café da manhã e acompanhando outras refeições o biju feito de tapioca ou até mesmo de cuscuz. A industria da panificaçõo no país se deu, sobretudo com a chegada dos imigrantes italianos.

Falamos um pouco da arte dos Pães Italianos:

Não é dificil entender a tradição mundial que tem os saborosos pães italianos. A Italia possui 250 tipos de pães catalogados e 33 mil panifícios que produzem anualmente, cerca de 4 milhões e meio de toneladas dessa verdadeira delicias. O italiano consume em média, 68 quilos de pão por ano. A Italia é hoje um dos maiores consumidores per capita da Europa.

Amanhã, postarei a historia de alguns pães como:

O Ciabatta, a deliciosa Focaccia, o Grissinis e claro o tradicional pão italiano.